terça-feira, 4 de outubro de 2016

SPO, Flash de Apresentação

APRESENTAÇÃO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
O Serviço de Psicologia e Orientação integra-se nas estruturas de orientação educativa e colabora com os diferentes intervenientes educativos de modo a assegurar o desenvolvimento integral dos alunos.
Articula, na sua área de especialidade: com a Direção do Agrupamento Escolar e com as Coordenações dos Estabelecimentos de Ensino, com a Equipa de Educação Especial, com o Núcleo de Intervenção e Promoção para a Saúde, com os Diretores de Turma e Professores Titulares de Turma , com a Comunidade Educativa em Geral.
Domínios da intervenção do SPO
: Apoio psicopedagógico a alunos e professores Apoio ao desenvolvimento do sistema de relações interpessoais no interior da escola e entre esta e a comunidade Orientação escolar e profissional
Local de Atendimento
: Dispõe de instalações próprias, na Escola Básica Augusto Gil. Desloca-se às Escolas do Primeiro Ciclo /Jardins Escola sempre que solicitado ou se justifique.
Sinalização dos alunos
: Todos os alunos da escola podem usufruir do SPO, quer por livre iniciativa, quer por sinalização por parte do Conselho de turma, Diretor de turma, Professores, Encarregado de Educação ou outros intervenientes no contexto educativo.
Modalidades de intervenção
: A intervenção realizada por este serviço inclui a consulta psicológica individual e de grupo, a consultoria organizacional e a formação. Os alunos encaminhados pelo conselho de turma, diretor de turma, ou professores, carecem de autorização prévia dos respetivos encarregados de educação para que se efetue uma avaliação psicopedagógica. Existem contudo situações excecionais: Alunos em situação de risco, Alunos que procuram livremente o serviço de psicologia e orientação e que não tenham uma intervenção continuada, exterior à escola, Alunos sinalizados por entidades externas à escola, nomeadamente, Tribunal, CPCJ ou SS. Marcação de Consulta: Os Pais / Encarregados de Educação que pretendam recorrer ao Serviço poderão contactar diretamente a Psicóloga, pelo telefone externo ou da portaria, ou requerer atendimento através do diretor de turma ou da caderneta do aluno.
Particularidades na mudança para o segundo ciclo….
: Espaço escolar maior, Currículo mais diferenciado (mais disciplinas, mais professores, Convívio com colegas mais velhos, Necessidade de um maior autocontrolo comportamental, Maior exigência na aprendizagem...

Sem comentários:

Enviar um comentário